Transferência da Grande Loja do Brasil AMORC para Curitiba-PR

Em 11 de maio de 1960, embora com a construção ainda incompleta, a Grande Loja do Brasil AMORC fez sua mudança do Rio de Janeiro para Curitiba. 

Entre 18 de junho a 05 de novembro de 1960, o PRONAOS interrompeu suas atividades Ritualísticas para mudança de sala, no mesmo endereço: Rua José Loureiro, 133 – 18º andar, mas agora nas salas 1803, 1804 e 1805. 

Em 25 de setembro de 1960, celebrou-se a 2ª Festa da Pirâmide, nos mesmos moldes da anterior. Num domingo, às 12h, no mesmo local. 

Em outubro de 1960 a Grande Loja do Brasil AMORC cedeu uma sala no prédio da administração, para que o Pronaos Rosacruz “Mestre Moria” AMORC instalasse provisoriamente o seu Templo. O Pronaos também alugou três salas no centro da cidade para a Secretaria, venda de suprimentos, recebimentos, aulas, conferências etc., sendo que uma de suas salas ficou reservada para o Sanctum, destinado aos estudantes rosacruzes que não possuiam o seu próprio Sanctum e pudessem então utilizá-lo para estudo das suas monografias e iniciações particulares, usufruindo assim de um ambiente perfeito para suas meditações. 

Em novembro de 1960 foi lançado um Boletim para distribuição gratuita aos membros rosacruzes. 

Vinham sendo realizadas reuniões preparatórias para a transformação do PRONAOS em CAPÍTULO. Em carta da Grande Loja, datada de 12 de dezembro de 1960, foi autorizada a elevação do Pronaos para Capítulo, desde que reunisse os pré-requisitos necessários.  

Carta da GLP de autorização para os preparativos da elevação do Pronaos para Capítulo Rosacruz. 

 

Assim, em 20 de dezembro de 1960, foi realizada uma reunião cujo objetivo principal era o de lançar as bases da instalação de um Capítulo Rosacruz e, com isso, deixar registrada numa lista de concordância, o nome de todos os que apoiavam essa ideia e se sentissem aptos a manter seu funcionamento em todos os sentidos. 

 

Em 04 de fevereiro de 1961, realizou-se a última Convocação na Rua José Loureiro. 

A partir desta data, as Convocações passaram a ser realizadas no novo Templo, provisório, em uma das dependências da Grande Loja do Brasil AMORC, gentilmente cedida, enquanto era aguardada a conclusão do Grande Templo. A Secretaria do PRONAOS continuou a funcionar no endereço da Rua José Loureiro, 133. 

 

De 11 a 16 de fevereiro de 1961, os rosacruzes de Curitiba viveram momentos inesquecíveis com a visita do Imperator Ralph Maxwell Lewis e o Grande Mestre para a Língua Inglesa, Rodman R. Clayson. 

Desta memorável visita, destacamos os principais eventos: 

 

No dia 11 de fevereiro de 1961, sábado, às 15h, os ilustres visitantes foram recepcionados no aeroporto Afonso Pena, por uma caravana de Membros. 

Foto: Recepção ao Imperator Ralph M. Lewis e ao Grande Mestre da Língua Inglesa, Rodman R. Clayson, no aeroporto. 

 

Dia 13 de fevereiro de 1961, houve uma Convocação Especial (a primeira no novo Templo, uma sala provisória da ala administrativa da Grande Loja do Brasil, situada à Rua Nicarágua, 7 – Bosque Rosacruz, Jardim Bacacheri, junto ao lago do mesmo nome), com a participação do Imperator e do Grande Mestre de Língua Inglesa. Compareceram 36 Membros. 

         

Foto: ATRÁS: Harro Schlorke (ex-mestre Capítulo Porto Alegre); Luiz Aguiar (ex-mestre Capítulo Porto Alegre e ex-Grande Conselheiro do Rio Grande do Sul); Rodmam R. Clayson (escondido, Grande Mestre da Língua Inglesa), Imperator Ralph M. Lewis; José de Oliveira Paulo (Tesoureiro da Grande Loja do Brasil).  FRENTE: não identificado; Soror Angélica Stenghel Colle (fundadora e mestre do Pronaos Mestre Moria); Maria Aparecida Moura (Grande Secretária da Grande Loja do Brasil); e Frater não identificado. 

 

Dia 14 de fevereiro de 1961, houve o plantio de duas roseiras nos jardins da Grande Loja pelo Imperator e pelo Grande Mestre da Língua Inglesa. E esse era o dia do aniversário do Imperator, que ao plantar sua roseira, misturou à nossa terra, a terra trazida do Parque Rosacruz da Suprema Grande Loja, San Jose, Califórnia, Estados Unidos, regando-a com água da Fonte Sagrada de Delfos. 

No dia 15 de fevereiro de 1961, às 17h, ocorreu a visita do Imperator e do Grande Mestre da Língua Inglesa à Secretaria do PRONAOS, onde compareceram 45 Membros. Às 18h foi realizada a 2ª Convocação Especial com a participação dos visitantes e a presença de 63 Membros. 

Neste mesmo dia, às 20h30, foi oferecida pela Mestre do PRONAOS ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC uma recepção em homenagem aos ilustres visitantes e a todos os Oficiais e Membros do PRONAOS e da Grande Loja do Brasil AMORC. A recepção foi realizada nos salões do Graciosa Country Club, gentilmente cedido pela sua Diretoria. Esta homenagem também foi destinada a comemorar o aniversário do nosso Imperator Ralph Maxwell Lewis, que foi no dia 14 de fevereiro, assim como a despedida da Mestre do PRONAOS, cuja gestão terminaria em 21 de março deste ano. 

No dia 16 de fevereiro de 1961 foi a despedida dos visitantes no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. 

 

O PRONAOS teve suas atividades paralisadas a partir do dia 04 de março de 1961 e a Secretaria também teve sua última reunião. 

A Soror Angélica Stenghel Colle se despediu da sua gestão com um texto de despedida: 

“Caros Fratres e Sorores, 

Aqui abro um parêntese para vos fazer também uma pequenina doação. Quando me achava em San José, da Califórnia assistindo a Convenção Internacional Rosacruz, nunca deixei, naqueles momentos tão preciosos, de vos recordar com afetuoso carinho. A cada passo que dei naquele ambiente de beleza e tranquilidade sem par, meu pensamento se voltava para vós num desejo intenso, de que também pudésseis usufruir daquele Parque tão poético e vibrante de espiritualidade. Queria ao menos vos trazer algo que testemunhasse este meu desejo. Em linda tarde, quando sentada num dos bancos do jardim que embeleza o Parque, lembrei-me de vos trazer um punhado de terra apanhado junto do Templo Supremo. E, assim o fiz. Falei com o jardineiro pedindo permissão para apanhá-la e ele num dialeto italiano muito pitoresco me disse: “Puó portarne quanta terra ne vuole.”  Ri-me a bom rir e retruquei-lhe que meu desejo, neste caso, seria transportar o Parque Rosacruz inteirinho, juntamente com seus habitantes, para Curitiba. Ficamos grandes amigos. 

Aproveito, pois deste dia inesquecível, deste momento propício para diante de nossos ilustres visitantes, vos distribuir esta pequena, mas significativa lembrança. Ela vos trará um pouco da vibração daquele lugar poético e muito de meu amor por vós. Guardai aquela terra em vosso Sanctum, como uma relíquia sagrada e, meu santo amor em vossos corações, recordando o “Mestre” que passou… 

Despeço-me de minha gestão de “Oficial”. Abril se aproxima a passos largos. É justo que outros passem pela experiência. 

Guardai esta lembrança oferecida por vosso “Mestre” fundador do Pronaos “Mestre Moria” AMORC de Curitiba, que conclui seu mandato, pedindo-vos, encarecidamente, continueis a obra, a qual, com tanto empenho, entusiasmo e carinho foi iniciada. Fazei do mesmo um exemplo, tornando seu ambiente belo, sublime e puro, e harmonioso, um cantinho do Universo, onde o homem cansado procura para encontrar a verdadeira Paz Profunda. E não vos esqueçais nunca de que o Pronaos e o Templo, para vosso Mestre, constituiram a razão de sua própria vida. 

Olhai por eles, mesmo quando não faça mais parte deste plano. 

Passo meu cargo, entretanto, de cabeça erguida e consciência tranquila. Dei à Ordem Rosacruz, ao Pronaos e aos Estudantes que o fundaram e nele compareceram, meu grande e incondicional amor. 

Tudo que fiz, foi levada pelo entusiasmo e a felicidade de poder servir o movimento Rosacruz que não poderá perecer. Perdoai-me pelos eventuais erros e enganos cometidos e levai em vosso coração o amor de vosso pequenino, o menor de todos os Mestres rosacruzes do mundo. Ele vos deu tudo que pode e vos ama desinteressadamente. Guardai pois a terra em vosso Sanctum e o amor do Mestre em vosso coração prometendo-lhe que o Pronaos progredirá sempre e sempre mais. Desta forma permanecerei com o coração e a mente cheios de paz e satisfação. 

Despeço-me de vós amados Irmãos de minh’Alma!” 

Desde algum tempo, vinham sendo realizadas reuniões com o intuito de preparar para a transformação do Corpo Subordinado em Capítulo. Durante sua existência, o PRONAOS chegou a registrar em seus quadros um total de 103 Membros. 

O Frater Nielson Infante Vieira chegou a ser devidamente aprovado pela Grande Loja para Mestre do PRONAOS, assim como o Frater Antonio Fernandes da Silva como Secretário e o Frater João Gonçalves Lucas como Guardião, mas não chegaram a tomar posse, em face à paralização das atividades do PRONAOS. Também não houve a realização da Festa de Ano Novo Rosacruz. 

Atividade aberta ao público

Meditação Rosacruz

Todos os sábados às 16h