O INÍCIO

A história da LOJA ROSACRUZ CURITIBA – AMORC está estreitamente ligada com a história da Grande Loja de Jurisdição da Língua Portuguesa – AMORC, anteriormente denominada Grande Loja do Brasil AMORC. Esta se instalou em Curitiba em maio de 1960 para dar maior difusão ao movimento Rosacruz no Brasil e América do Sul.

No ano de 1958 já se buscava uma sede própria para a Grande Loja do Brasil AMORC, que estava situada na cidade do Rio de Janeiro – RJ, em imóvel alugado. Em meados desse ano, a Família Colle de Curitiba – PR, se uniu para doar à Grande Loja um grande terreno no Jardim Bacacheri. O Imperator Ralph Maxwell Lewis visitou o local e ficou apaixonado. Decidiu então que esse era o local apropriado para construir a sede própria tão desejada. Desta forma, a Suprema Grande Loja também doou para a Grande Loja do Brasil outro terreno, na parte dos fundos do terreno já doado pela Família Colle.

Em fins de março de 1959, o Imperator Ralph Maxwell Lewis, voltou para o Brasil para tratar da expansão da Grande Loja do Brasil AMORC. Nesta ocasião, duas importantes decisões foram tomadas:  a construção de uma sede própria, constituída pelo Templo e pela Administração, assim como a fundação de PRONAOI em cidades brasileiras, os quais seriam “Corpos Subordinados” à Grande Loja do Brasil AMORC, que não existiam nessa época. Existiam apenas a Loja Rio de Janeiro, a Loja São Paulo e o Capítulo de Belém, mas que eram subordinados diretamente à San José, Califórnia, EUA, pelo fato de terem sido fundadas antes do estabelecimento da Grande Loja do Brasil AMORC.

A partir desta decisão, alguns rosacruzes, liderados pela Soror Angélica Stenghel Colle, se mobilizaram para fundar o PRONAOS na cidade de Curitiba.

A construção dos edifícios do Grande Templo e da Administração começaram a ser construídos ainda em 1959.

Assim, a história da LOJA ROSACRUZ CURITIBA AMORC tem seu início no dia 04 de julho de 1959, Ano R+C 3312, com a fundação do PRONAOS ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC, o qual evoluiu à CAPÍTULO ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC em 22 de abril de 1961, Ano R+C 3314, e em seguida à “LOJA ROSACRUZ CURITIBA AMORC” em 15 de fevereiro de 1965, Ano R+C 3317.

ANO R+C 3312 a 3313 (Fundação em 04 de julho de 1959, com início oficial em 1º de agosto de 1959, indo até 21 de abril de 1961)

Os preparativos para a fundação do PRONAOS ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC foram iniciados por alguns rosacruzes entusiastas, liderados pela Soror Angélica Stenghel Colle, sendo esse o primeiro Corpo Subordinado à Grande Loja do Brasil AMORC.

A Soror Angélica Stenghel Colle (nasceu: 07.08.1909 e fez a transição: 29.09.1981), de acordo com os relatos da sua família, foi uma mulher muito “além do seu tempo”, já que na sua época muitas coisas eram restritas às mulheres. Ela falava vários idiomas, estudava e viajava muito, era amazona, muito culta, escrevia muito bem, além do que tinha inata uma liderança pungente, iniciativa, inteligência, e ainda tinha o misticismo e seus sentidos aflorados.

AÇÕES REALIZADAS PELA SOROR ANGÉLICA STENGHEL COLLE durante sua gestão

Conforme documentos de seu acervo pessoal, por sua interseção, a família Colle doou à Grande Loja do Brasil terreno para construção onde estão os edifícios do Complexo Rosacruz atual; ela fez a doação de 212.500,00 cruzeiros (em haver pelos terrenos), que foram usados como donativo pró-Templo; ela lançou a Pedra Fundamental do Templo; também conseguiu com os Irmãos Colle (empresa da família) a doação do terreno para a construção do edifício da administração da Grande Loja do Brasil (que era ao lado do Grande Templo em 1959/60); assim como foi à San José na Califórnia, USA, para trazer mais informações para a construção do Templo. Além disso, foi uma ampla divulgadora do rosacrucianismo e ajudou a preparar as instalações do Pronaos para que este ficasse bonito e agradável para seus membros. Assim como, muitas outras ações foram realizadas, que muito contribuíram para que o resultado com a fundação do Pronaos tivesse profícuos frutos no futuro. Esse era seu sonho…

A primeira administração do “Pronaos Rosacruz Mestre Moria ” AMORC esteve assim constituída:

  • Mestre – Angélica Stenghel Colle
  • Secretário – Alberto A. C. B. C. Mendes
  • Guardião – Belmiro Augusto Veiga

Fotos da Soror Angélica Stenghel Colle – 1ª Mestre do Pronaos – 1° Corpo Subordinado à Grande Loja do Brasil AMORC.

Em julho de 1959, Ano R+C 3312, a Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, Grande Loja do Brasil AMORC enviou um Comunicado à Imprensa local, visando a divulgação desse Corpo Subordinado, assim como fez o PROGRAMA-CONVITE à comunidade curitibana para assistir às comemorações da fundação do PRONAOS “MESTRE MORIA” AMORC de Curitiba.

  

COMUNICADO À IMPRENSA sobre o evento: 

“Com a fundação deste Corpo Subordinado à Grande Loja do Brasil (AMORC) “Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis”, Curitiba vem ganhar a primeira escola mística Rosacruz no Paraná.

Muito se falou no passado sobre a famosa “Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis” (AMORC), de cujas escolas arcanas saíram os mais altos iniciados e místicos de todos os tempos.

E, mais do que nunca, hoje se comenta sobre os belos e sublimes ensinamentos filosóficos, científicos e místicos entrelaçados, formando um triângulo harmonioso na pesquisa da ontologia e das imutáveis Leis Cósmicas existentes dentro do ser humano e fora no Todo-Universo. Tais conceitos levaram e levam o homem a amar a tudo que existe e a exaltar a Deus, alcançando o Domínio completo da vida, pois se reconcilia com Ele, definitivamente.

Estes ensinamentos provenientes das mais elevadas mentes dos Mestres do passado e de hoje, acham-se ao inteiro dispor e a espera dos que se interessam seriamente pelo estudo do Misticismo e apreciam, acima de tudo A VERDADE. Portanto, o Pronaos “Mestre Moria” (AMORC) de Curitiba, o qual já conta no Paraná com inúmeros filiados – não ignorando a capacidade intelectual e mística dos curitibanos –, espera de braços abertos por seus futuros adeptos.

Em comemoração à sua fundação, convida a todos os membros filiados à Grande Loja do Brasil, para assistirem à inauguração oficial a ser realizada a 1º de agosto de 1959, às 20,30 horas, no Edifício Mauá, conjunto 1802 – à Rua José Loureiro, 133.

Outrossim, tem a honra de convidar aos simpatizantes do rosacrucianismo, a imprensa e rádio e ao público em geral, para tomarem parte no lançamento da Pedra Fundamental do Templo e edifício da Grande Loja do Brasil, a ser efetuado no dia 2 de agosto, às 15 horas, no Jardim Bacacheri (junto ao lago), Avenida Dr. Erasto Gaertner.

Convida ainda para a primeira conferência rosacruz em Curitiba, que será realizada a 3 de agosto, às 20,30 horas, no Auditório da Biblioteca Pública, sobre o tema “Os Mistérios da Morte”. A mesma será proferida pelo professor Dr. Clértan Arantes, o qual virá especialmente do Rio de Janeiro.

O tema “Mistérios da Morte” foi o primeiro proferido na Capital Federal, entre a série de conferências que estão sendo levadas a feito pela AMORC do Brasil.

A conferência será antecipada por um concerto executado pela exímia cantora italiana DESTA DINI.

Os convites poderão ser procurados nos seguintes locais:

Biblioteca Pública.

Gráfica Mundial – Rua José Loureiro.

Sede do Pronaos “Mestre Moria” AMORC – Edifício Mauá, conjunto 1802 – Rua José Loureiro, 133. Dias úteis a partir das 20h30, exceto aos sábados que estará funcionando desde às 15h30.”

No dia 1º de agosto de 1959, às 20h30, foi então realizado o evento da inauguração oficial do PRONAOS “MESTRE MORIA” AMORC, no Templo do Edifício Mauá, à Rua José Loureiro, 133, conjunto 1802, cidade de Curitiba, estado do Paraná, onde era sua sede. Foi então realizada uma ‘Convocação Ritualística’, à qual compareceram 48 membros, dentre os quais seis visitantes do Rio de Janeiro, um de Joinville, um de Rio Branco do Sul e um de Londrina. Entre os procedentes do Rio de Janeiro estavam o Frater José de Oliveira Paulo (Grande Tesoureiro), a Soror Maria Aparecida Moura (Grande Secretária) e o Frater Oscar Olavo do Nascimento, número 101-P, primeiro Membro filiado à Grande Loja do Brasil AMORC.

MENSAGEM aos Fratres e Sorores, datada de 01 de agosto de 1959, por ocasião da inauguração do PRONAOS ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC e da posse da MESTRE:

“Fratres e Sorores,

Vós que vindes pelo caminho longínquo e sem fim da eternidade, repousai por um instante neste Sagrado lugar, neste oásis de bênçãos Divinas, neste lar Rosacruz que é um prolongamento do vosso, porque o lar Rosacruz é o legítimo e verdadeiro lar. Deixai vossas preocupações lá fora, repousai plenamente, totalmente no aconchego dos Mestres invisíveis que vos abençoam, vos protegem, amparam e fortificam.

Crede que Deus está dentro de vossos corações, que tudo pode solucionar, crede que sois rosacruzes autênticos e que tal graça vos abrirá todas as portas da vitória e da conquista no caminho do mundo subjetivo, onde se encontra a fonte da qual promana Luz, Vida e Amor.

Ingressastes na senda que vos levará à Luz Maior, ao domínio total da vida pelo conhecimento conquistado através do estudo. Foi também por ele que os Mestres atingiram sua excepcional condição.

Não vos esqueçais de que uma grande parte da humanidade vive na ignorância e necessita de vossa palavra esclarecida e sábia. Sois os mensageiros das verdades eternas e principalmente, não vos esqueçais de que vossa missão sublime na Terra se inicia com o ingresso na senda Rosacruz.

Amai a todos e a tudo que existe, amai até vossos inimigos, dando-lhes em troca vossa compreensão e vosso perdão.

Abençoai a dor que vos apunhala e tereis anulado essa mesma dor. Recebei as decepções como o cadinho de vossa própria transmutação. Deixai as conquistas mundanas e terrenas para aqueles que ainda não ouviram a voz interior, para os que creem que tudo acaba com a morte. Olhai para adiante, para o além e para dentro de vós, contemplando as Verdades Eternas, Imutáveis.

Segui pela senda seguros, fortes, despidos de qualquer temor, pensamento firmemente em tudo o que é positivo. Pensai que sois realmente indestrutíveis, pois levai dentro de vós a bagagem dos conhecimentos mais belos, elevados e nobres e que vencereis as vicissitudes, anulando o suposto mal.

Sois por certo, estudantes privilegiados, aqueles que os Mestres amam, protegem e orientam. Escutai-lhes a voz íntima e profunda, e dentro de vós mesmos desabrochará a Rosa, caindo por terra o peso da Cruz. Aliviai a cruz de vosso próximo e tereis aliviado a vossa própria cruz.

Contemplai as belezas cósmicas do Universo e estareis cantando de alegria em louvor a Deus, enquanto vossos lábios se abrem num sorriso suave de compreensão, perdão e amor. Considerai que as luzes do “Mestre Moria” iluminarão vosso interior.

Descansai agora. Meditai e sede fortificados, pois que as bênçãos de Deus e dos Mestres concretizadas em vibrações de Paz Profunda, cairão sobre vossas mentes.

Angélica Stenghel Colle

 

 

 

Atividade aberta ao público

Meditação Rosacruz

Todos os sábados às 16h