No dia 02 de agosto de 1959, às 15h, foi o lançamento da Pedra Fundamental dos edifícios do Templo e da Grande Loja do Brasil AMORC, no Jardim Bacacheri, Curitiba, Estado do Paraná, quando compareceram simpatizantes do rosacrucianismo, a imprensa, rádio e público em geral. Nesta data foi também celebrada a transição do primeiro Imperator Harvey Spencer Lewis.

Dentre as personalidades presentes, o Sr. Oscar Olavo do Nascimento foi o orador que deu início aos trabalhos e falou em nome dos seus confrades do Rio de Janeiro, mencionando que esse empreendimento da edificação do Templo seria uma das mais importantes iniciativas dos rosacruzes no Paraná. Em seguida o jornalista Liberalino Stevann, representando a Academia de Letras José de Alencar, falou sobre a importância do trabalho espiritual e filosófico dos rosacruzes.
Então, a Soror Angélica Stenghel Colle, precursora da AMORC na cidade de Curitiba e Mestre do Pronaos Rosacruz “Mestre Moria” AMORC, fez o lançamento simbólico da Pedra Fundamental.
PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E ORAÇÃO FEITA PELA SOROR ANGÉLICA STENGHEL COLLE no dia 02 de agosto de 1959
“Neste momento solene e emocionante até às lágrimas, em que se coloca a Primeira Pedra Fundamental do Templo Rosacruz “AMORC” e da sede administrativa da Grande Loja do Brasil em Curitiba, rogo a todos os presentes que repitam comigo esta prece:
Ó ‘Deus dos nossos corações’, infunda Tuas Divinas Vibrações neste lugar tornado sagrado pelos nossos mais elevados pensamentos e ideais. Seja o Templo uma realidade concreta e perene. Erga-se aqui a mansão dos que almejam conforto espiritual. Represente para a humanidade um oásis em meio às tempestades da vida. Seja um abrigo seguro de Paz Profunda e Amor Compreensivo, no qual o homem atribulado venha sentar-se e meditar em sua própria imortalidade e nas sublimes Leis Cósmicas, ouvindo a voz da Alma elevar-se do mais profundo do seu ‘Eu’. Represente um marco onde a ignorância caia por terra, dando lugar ao conhecimento das Verdades Eternas e do completo ‘Domínio da Vida’!
“Ó ‘Deus dos nossos corações’, abençoai este momento sublime e tão longamente esperado.
Abençoai a todos que aqui se acham e aos que virão através dos séculos.
Abençoai a Alma de nosso primeiro Imperator e fundador da Ordem Rosacruz nas Américas, Dr. Harvey Spencer Lewis, grande exemplo de abnegação e coragem e cuja transição hoje se comemora.
Abençoai o nosso atual e Venerável Imperator Ralph Lewis e a todos os rosacruzes encarnados ou não.
Abençoai o nosso Pronaos Mestre Moria, ora fundado.
Abençoai os Mestres Cósmicos, porque eles estão sempre presentes.
Ó ‘Deus de nossos corações’, graças Te damos pelo encontro com a Luz Maior!
Assim Seja! ”
Às 17h foi realizada a recepção aos convidados na sede do Centro Catarinense, localizado no Edifício Mauá, gentilmente cedida para o evento.
1° Conferência Pública
Dia 3 de agosto de 1959, às 20h30, como encerramento das festividades, foi realizada a primeira Conferência Pública intitulada “Os Mistérios da Morte”, proferida pelo professor e Frater Dr. Clértan Arantes, vindo do Rio de Janeiro, realizada no Auditório da Biblioteca Pública, gentilmente cedido. A Conferência foi antecipada por um Concerto executado pela soprano italiana Desta Dini, dirigida pelo Maestro Idílio Donati, com as seguintes apresentações:
Mozart: “Flauta Mágica” – Aria di Astrifiammante
Carlos Gomes: “Guarany” – C’era uma volta un príncipe
Donizzetti: “Linda di Chamounix” – O luce di quest’anima
Donati: “La tessitrice” – Racconto
Puccini: “Butterfly – Um bel di vedremo
Cerimônia da Pirâmide
No dia 27 de setembro de 1959, um domingo, às 12h, realizou-se a primeira cerimônia simbólica anual, denominada “Cerimônia da Pirâmide”, relativa à construção da Grande Pirâmide de Kheops. O local escolhido para a ocasião foi ao lado do Templo da Grande Loja, que estava em construção, no Jardim Bacacheri. Na parte da tarde, todos participaram de um belo piquenique no mesmo local.
COMUNICADO À IMPRENSA – OS ROSACRUZES E A GRANDE PIRÂMIDE DE KHEOPS
“A 21 de setembro, ou em suas proximidades, quando o “Sol” em sua trajetória elíptica cruza o equador celeste para o equinócio de outono, os ROSACRUZES de todo mundo têm por hábito comemorar a construção da Grande Pirâmide de KHEOPS.
Às 12 horas do dia 27 de setembro – próximo domingo – no Jardim Bacacheri, local do Templo da Grande Loja do Brasil, ora em construção, o Mestre do Pronaos MESTRE MORIA AMORC de Curitiba, presidirá a uma cerimônia na qual, simbolicamente, será comemorada a construção do Grande Monumento cuja história remonta há mais de 4.000 anos AC, que nos dá testemunho vivo do conhecimento que possuía aquele povo sobre matemática, física, astronomia e geografia. A Grande Pirâmide de KHEOPS suportou os ataques do tempo e as paixões dos homens; entretanto, do mesmo modo que na antiguidade, aqueles que se aproximam com mente ampla e em estado contemplativo, ficam extasiados pela sabedoria que expressa em sua simbologia. Ela desafiou o gênio inventivo de cada século para superar a sua grandeza.
A origem tradicional da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis e seus ensinamentos vêm do Antigo Egito. Foi fundada no ano de 1350 AC pelo grande Faraó Amenhotep IV e Mestre de um Templo por ele próprio construído. Sua nobre personalidade ficou na história, por haver contrariado as crenças de então, pregando pela primeira vez, destemida e publicamente, o monoteísmo, ou melhor, a crença num só Deus.
Esta cerimônia homenageará, também, aos bravos pioneiros Rosacruzes do mundo ocidental e, em especial modo, os desembarcados há duzentos e cinquenta anos, no continente da América do Norte, próximo ao local onde hoje se ergue a cidade de Filadélfia, a fim de lançar as bases de uma Grande Pirâmide – os sublimes ideais filosóficos, científicos e místicos da Ordem.
Cerimônia e festa, realizar-se-ão ao ar livre, sendo a entrada franca.
As pessoas que desejarem fazer um piquenique, roga-se a fineza de levar seu próprio almoço.
Desde já, agradecemos a todos os que nos deram a honra de sua presença.
Angélica Stenghel Colle”
ORAÇÃO LIDA PELA MESTRE DO PRONAOS ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC, Soror ANGÉLICA STENGHEL COLLE, na Festa Anual relativa à construção da Grande Pirâmide de Kheops:
“Ó Deus de nossos corações, canalizai para nós, neste momento sagrado em que nos encontramos reunidos aqui para Te render culto, canalizai para nós Tuas sublimes vibrações. Que a bonança, a saúde, a iluminação, o amor e o perdão para com o próximo se façam presentes.
Deixai que a estação das flores que ora se reinicia possa renovar-se para sempre em nossos corações, transmutada no amor místico por tudo que é sagrado. Que a Senda dos que ingressaram no Portal Rosacruz se matize de mil rosas perfumadas…
Fortificai-nos a fim de que possamos levar a missão altruística até o término de nossos dias na terra e, mais além, até a eternidade.
Permiti que recebamos de nossos antepassados a herança sublime de abnegação e coragem a fim de elevarmos sempre a maiores alturas a Pirâmide de seus imorredouros ideais, ora transmutados em nossos próprios ideais. Que ela atravesse as nuvens da ignorância e se aninhe no intelecto de todos os homens, como um símbolo trifásico de Luz, Conhecimento e Verdade.
Abençoai, ó Deus de nossos corações, aqueles que nos precederam na longa jornada e permiti que nosso Templo, ora em construção, constitua a materialização de suas excelsas visualizações esotéricas.
Seja ele consagrado para a Tua Glória, através dos séculos.
Assim Seja!”
2° Conferência Pública
Em 07 de dezembro de 1959 realizou-se a segunda Conferência Pública, no mesmo local da anterior, ou seja, na Biblioteca Pública, tendo como Orador o Frater Darci Correia. O tema era “Magnetismo Pessoal e Aura Humana”. Para abertura do evento houve um recital de piano, realizado pelos alunos Eduardo Cerqueira Leite e Fernando Luiz Correia de Azevedo, ambos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Durante este período inicial de trabalho intenso para a organização do Pronaos, o processo de doação dos dois terrenos para a construção dos primeiros edifícios da Grande Loja do Brasil AMORC estava em andamento, os quais ficaram definitivamente escriturados um tempo depois, devido ao trâmite normal na época.
No final de 1959, estavam bem adiantadas as obras do Templo e da Administração da Grande Loja do Brasil AMORC, sob a responsabilidade do Frater Tadeus Witold Redo, membro do Pronaos.

Em 02 de fevereiro de 1960 foi realizado o primeiro “Fórum” pelo Pronaos Rosacruz Mestre Moria AMORC, onde foi pronunciado pela Mestre, Soror Angélica Stenghel Colle, um discurso de sua autoria intitulado “Somos Imortais?”, suscitando este um grande debate.
Em 19 de março de 1960, realizou-se a 1ª Festa de Ano Novo Rosacruz, com a presença de 52 membros.
Os oficiais da primeira administração, quando da fundação do PRONAOS, foram autorizados a permanecerem nos cargos por mais um período, no ano R+C 3313.