ANO R+C 3314 (de 22 de abril de 1961 a 24 de março de 1962)
O PRONAOS ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC foi elevado a CAPÍTULO ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC na data de 22 de abril de 1961, Ano R+C 3314, sendo também o primeiro Capítulo subordinado à Grande Loja do Brasil – AMORC. Compareceram 49 rosacruzes de Curitiba.
Os membros fundadores são:
Alcio de Alencar Antunes | Mario D’Ávila Silva |
Almis Marques Ayres | Matilde Rochavetz |
Arthur B. Canali | Nadia Kira Podleskis |
Belmira Ginjo Veiga | Nielson Infante Vieira |
Belmiro Augusto Veiga | Pedro Rochavetz |
Claribalte Martins de Freitas | Roque Cabral dos Santos |
Decia Carli Delle | Sebastião Cajado |
Dercio Estevan Pinto | Siegfried Jabin |
Firmino Vicente Nogueira | Theodorico Rochavetz |
Gerson Fernandes | Vergílio Cani |
Guilhermina J. G V. W. Bahls |
|

Foto: ATRÁS: Pedro Rochavetz; José de Oliveira Paulo; Maria Aparecida Moura; Vergílio Cani. FRENTE: Jandir Carlos Wellner; José Maria Bahls; não identificado; Ocívio Sant’Anna; Hermanito Orlando Cristensen.
OFICIAIS
Mestre – Pedro Rochavetz
Mestre Adjunto –– Nielson Infante Vieira (1) e Arthur B. Canali (2)
Secretário – Flávio Bento Borges
Junta Administrativa
Presidente– Vergílio Cani
Secretário – Claribalte Martins de Freitas
Tesoureiro – Jandir Carlos Wellner
OFICIAIS RITUALÍSTICOS
Capelão – Belmiro Veiga
Guardião Interno – Gerson Fernandes
Guardião Externo – Mário D’Ávila Silva
Matre – Belmira Veiga
Cantor – Ocívio Sant’Anna
Cantora – Guilhermina J. G V. W. Bahls
Columba – Eunice Lucia Veiga
Instrutor Ritualístico – Jandir Carlos Wellner
O CAPÍTULO ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC funcionou anexo à Grande Loja do Brasil AMORC, à Rua Nicarágua, sem número, até a construção do edifício do Templo. O Templo continuou funcionando nas dependências gentilmente cedidas pela Grande Loja do Brasil AMORC, onde era quando da época do PRONAOS. A Secretaria funcionava em outra sala alugada no centro de Curitiba.
Em fins de abril de 1961, houve a visita do Frater Mário Sallas, Conferencista Internacional da Suprema Grande Loja, San Jose – Califórnia, que proferiu uma Palestra Pública no Auditório da Faculdade de Direito de Curitiba.
Dia 28 de maio de 1961 foi a inauguração do CAPÍTULO ROSACRUZ “MESTRE MORIA” AMORC, com a realização da primeira Convocação Ritualística, às 16h, que marcou o início de suas atividades. Compareceram 54 membros.

Foto: Interior do Templo do Capítulo Rosacruz Mestre Moria.
Em 06 de junho de 1961 o Capítulo Rosacruz Mestre Moria AMORC reiniciou semanalmente as Convocações Ritualísticas.
Em 08 de julho de 1961 foi realizada a 1ª Aposição de Nome, da criança Thais Helena Stromaier, filha do Frater Brasílio e da Soror Shirley Stromaier. Compareceram 33 pessoas, entre membros e convidados.
A revista “O Rosacruz” de agosto de 1961, Vol.3, nº 6, divulgou a conclusão do edifício da Administração da Grande Loja do Brasil AMORC. As obras do Grande Templo sofreram uma paralização.
Dia 31 de agosto de 1961 foi realizada a 1ª Iniciação no CAPÍTULO, onde foram iniciados 6 Membros.
Dia 24 de setembro de 1961 foi realizada a “Cerimônia da Pedra Fundamental da Ordem Rosacruz”, com a participação de 83 pessoas.


Dia 07 de outubro de 1961 foi realizada a Aposição de Nome da criança Regina Elizabeth Gentil de Moura, filha adotiva da Soror Maria Aparecida Moura.
Dia 18 de novembro de 1961 foi realizada a 1ª Instalação de Columba. Foi instalada a jovem Ália Haddad, filha do Frater Abbud Haddad e da Soror Assma W. Haddad.
Neste mesmo ano também foi instalada a Columba Eunice Lucia Veiga:

Dia 25 de março de 1962 foi realizada a primeira FESTA DE ANO NOVO ROSACRUZ do CAPÍTULO. Foram inauguradas as novas instalações provisórias do Templo, no interior da construção do Grande Templo, cujas obras estavam paralisadas.
ANO R+C 3315 (de 25 de março de 1962 a março de 1963)
OFICIAIS
Mestre – Ocívio Sant’Anna
Mestre Adjunto – Arthur B. Canali
Secretário – Flávio Bento Borges (1) e Pedro Dellê (2)
Junta Administrativa
Presidente – José Maria Bahls
Secretário – Pedro Dellê
Tesoureiro – Jandir Carlos Wellner
OFICIAIS RITUALÍSTICOS
Capelão – Gerônimo Cardoso
Guardião Interno – Osório Barea
Guardião Externo – Sebastião Cayado
Matre – Assma W. Haddad
Cantor – Charles Vega Parucker
Cantora – Natália Prepichine
Durante esta gestão iniciou-se a formação da biblioteca do Capítulo Rosacruz “Mestre Moria” AMORC.
No dia 15 de abril de 1962 foi realizado um passeio dos Membros à Estação Marumbi, um dos pontos turísticos do Estado do Paraná. O passeio foi organizado pelo Frater Aristeu Daldin, Presidente da Comissão Social. O evento foi fotografado e divulgado aos demais membros e ficou marcado por ter sido um dia de alegria, contemplação e fraternidade.
No dia 20 de abril de 1962 o Capítulo recebeu a Caravana com 32 membros da Loja Rio de Janeiro. Os visitantes foram acompanhados em visita aos pontos turísticos de Curitiba e à Vila Velha, perto de Ponta Grossa – PR. No Templo do Capítulo foi encenada a peça mística “O Laboratório do Alquimista” e, a seguir, foi servido um coquetel a todos os presentes. E para finalizar foram plantados pés de rosas e um flamboyant, os quais foram as ‘testemunhas materiais’ da inesquecível visita.
Dia 23 de setembro de 1962, 1º domingo da primavera, foi realizada a Festa da Pirâmide com a presença de inúmeros membros e familiares de diversas Fraternidades Esotéricas de Curitiba. As comemorações prosseguiram depois no Templo, com a seguinte programação cultural: o Frater Herbert Kremer executou três músicas ao acordeão e a Columba Ália Haddad declamou duas poesias. Após, o Professor Dr. Rosala Garzuze, Presidente do Instituto Neo-Pitagórico, transportou a todos ao Egito Antigo, através de slides com cenas, lugares e templos, construções e ambientes da época remota, usados nas reuniões e iniciações de nossos antepassados. Para finalizar, o Mestre Ocívio Sant’Anna fez uma explanação sobre a Ordem Rosacruz – AMORC e sua evolução desde os primórdios do Egito até os dias atuais. Após a programação, todos foram convidados a participar do ágape de confraternização e agradecimento.

Iniciando uma nova fase de atividades do Capítulo, no dia 01 de dezembro de 1962 foi realizada a primeira palestra cultural, marco inicial de outras conferências similares no futuro. O privilégio de inaugurar essa nova atividade foi do Frater Charles Vega Parucker, que discorreu sobre o tema “Aspectos do Sistema Solar”. A palestra teve caráter público e foi realizada nas dependências da Grande Loja do Brasil AMORC.
Dia 09 de março de 1963, foi recebida a 2ª visita do Frater Mário Sallas, Conferencista Internacional da Suprema Grande Loja, San Jose – Califórnia, que participou da Convocação Ritualística e atuou como Orador Convidado.
ANO R+C 3316 (de março de 1963 a 21 de março de 1064)
O Mestre que iniciou este Ano Rosacruz foi o Frater Roque Cabral dos Santos, que renunciou em novembro 1963, por motivo de mudança de emprego e cidade, passando a função para o Frater Vergílio Cani, ex-Mestre Adjunto, após passar a função ao Frater Luiz Felipe de Andrade.
Mestre – Roque Cabral dos Santos (até 11/1963) e Vergílio Cani (2)
Mestre Adjunto – Vergílio Cani (1) e Luiz Felipe de Andrade (2)
Secretário – Hermanito Orlando Christensen
Junta Administrativa
Presidente – José Maria Bahls
Secretário – Osório Barea
Tesoureiro – Jandir Carlos Wellner
OFICIAIS RITUALÍSTICOS
Capelão – Gerson Fernandes
Guardião Interno – Alcir Castro Mota
Guardião Externo – Mário d’Ávila Silva
Matre – Matilde S. Rochavetz
Cantor – Siegfried Jabin
Cantora – Guilhermina J. G. v. W. Bahls
Sonoplasta –
Em 12 de março de 1963 foi finalizada a Escritura Pública de DOAÇÃO dos terrenos onde hoje se encontram o Bosque Rosacruz, o Grande Templo, a Secretaria da Loja Curitiba e a Tradicional Ordem Martinista (TOM) firmado no 7° Tabelião de Curitiba – Paraná, da família Stenghel Colle em favor da Grande Loja do Brasil AMORC.

Em 30 de outubro de 1963 foi realizada a primeira Convocação noturna, a título experimental, atendendo a inúmeros pedidos de fratres e sorores. A experiência proporcionou resultados animadores, os quais levaram ao estudo sobre manutenção desse ritual de forma regular.
No dia 27 de dezembro de 1963, às 21h, foi realizado no Capítulo, pela primeira vez na sua história, a PRIMEIRA CERIMÔNIA CASAMENTO ROSACRUZ do Frater Ocívio Sant’Anna e a Soror Luci Tedeschi Sant’Anna. Foi um acontecimento inédito, não só para o Corpo Subordinado, como também para a cidade de Curitiba e todo o Estado do Paraná. Compareceram no ritual 90 pessoas, entre membros rosacruzes e convidados e, depois da Cerimônia, houve uma Confraternização na sala de Recepção da Grande Loja.